Você está visualizando atualmente Indicações e contraindicações dos bioestimuladores de colágeno

Os bioestimuladores de colágeno são um dos melhores aliados contra o envelhecimento facial, inclusive podemos usá-los de forma preventiva. Porém, é muito importante que, tanto pacientes quanto profissionais, estejam atentos às contraindicações que essas substâncias podem ter. 

Os bioestimuladores são substâncias injetadas na pele e que o nosso corpo absorve naturalmente. Embora sejam produzidas em laboratório, os seus componentes funcionam estimulando a nossa produção natural de colágeno, o que promove o rejuvenescimento facial. 

Ainda, existem diversos bioestimuladores disponíveis no mercado para atender às diferentes necessidades que temos:

  • Ácido Poli-L-láctico – Sculptra®
  • Hidroxiapatita de cálcio – Radiesse®
  • Policaprolactona – da Ellansé ®
  • HArmonyCa
  • Fios de PDO 
  • Profhilo®

Quais as indicações dos bioestimuladores de colágeno?

Os bioestimuladores podem ser usados tanto aliados à harmonização orofacial quando isolados para tratamentos preventivos ou no combate ao envelhecimento facial moderado.  

Por exemplo, para combater o envelhecimento facial, eles são indispensáveis para repormos o colágeno que perdemos com o passar dos anos. Ainda, eles podem dar volume, como é o caso da HArmonyCa e da Policaprolactona. Ou para promover um lifting facial não-cirúrgico, caso dos fios de PDO. 

Porém, a indicação dessas substâncias não depende apenas do nível de envelhecimento, tipo de pele e dos objetivos do paciente. Visto que também precisamos avaliar questões de saúde. 

Quais as contraindicações?

Se você me acompanha a mais tempo sabe que a aplicação de bioestimuladores é bastante segura e quase livre de contraindicações. Porém, existem casos em que eles podem ser desaconselhados.

Esse é o caso de pacientes com doenças autoimunes. Isso porque, o sistema imunológico irá comprometer a resposta que o corpo tem aos bioestimuladores. Mas caso a doença autoimune esteja inativa, as chances de que você possa fazer o procedimento aumentam. 

Leia também::: Bioestimuladores no combate ao envelhecimento

Outro caso é o de pacientes com a doença do colágeno – ou doenças reumatológicas. Isso porque os bioestimuladores podem agravar os processos inflamatórios e degenerativos no sistema conjuntivo.

De forma geral, tudo depende da avaliação do médico para a liberação do procedimento. Por isso é tão importante que o profissional escolhido faça uma anamnese completa do seu estado de saúde. 

Se você gostou desse conteúdo e quer entender mais sobre bioestimuladores e outras técnicas de rejuvenescimento facial, conheça o meu canal no youtube. Lá eu compartilho semanalmente dicas de cuidados bem como os melhores procedimentos para garantir uma pele bonita em todos os estágios da vida. 

Meu canal no youtube