Você está visualizando atualmente Como o envelhecimento afeta a aparência dos lábios?

Os lábios podem ser considerados “porta-voz” do envelhecimento facial. Isso porque, os lábios, bem como a região ao redor deles, são os primeiros a sofrer os efeitos da chegada da idade. 

Mas hoje em dia, com todos os avanços no campo da estética facial, já é possível fugir desses efeitos adversos e manter uma aparência jovial nos lábios. 

Neste artigo irei explicar como a dinâmica do envelhecimento afeta a aparência dos lábios. Continue lendo para saber mais! 

Os sinais do envelhecimento nos lábios 

Geralmente, os lábios ficam curvados para cima, porém, o envelhecimento faz com que essa curvatura mude, deixando a comissura lateral mais caída. Isso deixa os lábios com um aspecto caído. Isso acontece por causa da diminuição das estruturas que sustentam a região perioral. 

Mas o sinal mais famoso é o chamado código de barras. O qual,  em mulheres, fica em evidência quando elas aplicam o batom. Isso acontece porque o batom poderá vazar entre os sulcos que aparecem nos lábios, evidenciando o envelhecimento. 

Como o envelhecimento afeta a aparência dos lábios?

A região perioral é como chamamos a área ao redor dos lábios, e é toda essa região que é afetada pelos sinais do envelhecimento. 

Isso acontece porque o nosso rosto vai perdendo a sua sustentação com o passar dos anos. A sustentação diminui com a perda de gordura, tônus muscular e os processos de reabsorção que os ossos sofrem. Esse conjunto de alterações caracteriza a perda do volume no rosto. 

Outro ponto muito importante acerca do envelhecimento facial, é o desgaste que os nossos dentes sofrem com o passar do tempo. Visto que, a principal sustentação da região dos lábios vem da arcada dentária. 

Leia também::: Como os bioestimuladores agem nos tecidos do rosto?

É possível evitar o envelhecimento na região dos lábios?

Infelizmente não é possível fugir do tempo, mas é possível diminuir os seus efeitos e retardar a sua chegada. 

Antes de eu explicar sobre os procedimentos, gostaria de citar alguns hábitos que podem estimular o envelhecimento na região labial que talvez você não saiba. 

  1. Movimento de sugar a boca: movimento muito natural quando, por exemplo, bebemos algo por um canudo. 
  2. Tabagismo
  3. Exposição ao sol sem filtro solar
  4. Não hidratar regularmente os lábios

Eu sempre falo em prevenção porque essa é a melhor forma de amenizar os efeitos do tempo no nosso rosto. Ainda, quanto mais cuidarmos da saúde da nossa pele, menos procedimentos são necessários para reverter este quadro. 

Ou seja, quando eu tenho a perda de gordura e tônus nos lábios, associado a aparência de código de barras, será necessário combinar procedimentos para devolver a vitalidade nessa região de forma que não aparente artificialidade. 

Tratamentos para reverter os efeitos do envelhecimento 

  1. O preenchimento labial com ácido hialurônico: esta é a única opção recomendável para preencher a região labial. 
  2. Biostimuladores de colágeno: geralmente a região ao redor dos lábios também irá apresentar sinais de envelhecimento, como por exemplo o código de barras. E essa área também precisa ser tratada para ter equivalência aos lábios preenchidos. Por isso costumo recomendar a aplicação dos biostimuladores que, além de estimularem a produção natural do colágeno, irão dar volume para a região. 

Como ter uma aparência natural com preenchimento labial

O preenchimento com ácido hialurônico é um tratamento muito necessário na hora de planejar o rejuvenescimento facial, mas muitas pacientes têm medo de acabarem com o famoso “bico de pato”. 

O principal motivo para isso acontecer é que, além de preencher os lábios em si, toda a região perioral precisa ter o volume equivalente. Ou seja, além de preencher os lábios, precisamos prestar atenção ao tônus e volume que toda a área tem para evitar este problema. 

O envelhecimento facial é algo com o que precisamos conviver com o passar dos anos, mas isso não precisa ser um problema. Através da adoção de hábitos saudáveis, apostando na prevenção e buscando profissionais altamente capacitados no rejuvenescimento, é possível mudar esse jogo.  

Se você gostou deste artigo mas quer saber mais sobre rejuvenescimento labial e como devolver a vitalidade à essa região, recomendo o meu canal no youtube! Lá eu tenho uma playlist completa dedicada ao rejuvenescimento e preenchimento dos lábios.