Você está visualizando atualmente O que causa as rugas nos lábios?

As rugas nos lábios, o famoso “código de barras”, causa diversos desconfortos, principalmente em mulheres. Essas pequenas linhas verticais, também conhecidas como “linhas de batom” podem ser difíceis de esconder sem o tratamento adequado. E conseguir se livrar delas pode rejuvenescer bons 10 anos do seu rosto, mas claro, tudo depende do seu organismo.

As rugas nos lábios se formam na região perioral, nos próprios lábios e na pele superior e inferior da boca. Elas aparecem como um conjunto de linhas verticais finas, muitas vezes estendendo-se de um lado da boca para o outro. 

Em mulheres, por exemplo, pode acontecer de o batom se “vazar” nessas linhas, fazendo com que pareçam mais escuros e profundos do que realmente são. 

O que causa as rugas nos lábios?

Assim como outras rugas e vincos, os motivos são diversos. Desde maus hábitos como exposição ao sol sem filtro solar, falta de hidratação e tabagismo, até genética e envelhecimento natural. 

Até os 20 anos, nós temos o nosso pico de produção de colágeno. Após esse período, o corpo produz cerca de 1% menos colágeno a cada ano que passa.

E à medida que a produção dessa proteína diminui, nossa pele tende a ficar mais fina, menos elástica e com perda de volume. Inclusive, os lábios, que são tipicamente mais proeminentes, vão ficando mais finos com a idade.

Também, durante o envelhecimento, nossa pele produz menos oleosidade, o que pode levar ao ressecamento crônico. E a região labial é ainda mais propensa ao ressecamento. Isso acontece porque essa parte está constantemente exposta ao ambiente. 

Ainda, as rugas no estilo “código de barras” são frequentemente causadas pelo tabagismo, o que aumenta a produção dos radicais livres no corpo, propiciando o envelhecimento prematuro. Bem como movimento repetitivo de sucção.

Como prevenir as rugas nos lábios?

Bons hábitos como consumir níveis adequados de água, usar filtro solar e hidratar a região são essenciais. Mas mesmo assim, os sinais irão aparecer naturalmente com o passar dos anos. 

Mas uma boa forma de prevenir as rugas nos lábios é apostar em bioestimuladores. Os quais estimulam a produção de colágeno antes mesmo da sua queda iniciar, ou assim que ela começa. 

Mas depois de alguns anos, passamos a precisar repor, por exemplo, o volume que naturalmente irá se perder. Por isso, o tratamento mais adequado é o preenchimento labial. 

Como funciona o preenchimento labial?

O preenchimento labial com ácido hialurônico é o único preenchedor que podemos usar na região dos lábios. Ele é aplicado através de uma solução de ácido hialurônico injetada diretamente nos lábios e na área circundante.

Dessa forma conseguimos preencher os lábios, reduzindo as rugas provocadas pela perda de volume.  Como resultado, temos lábios cheios e sem linhas ou vincos. 

Normalmente logo após o procedimento, você poderá notar inchaço e vermelhidão, o que é normal. Visto que o ácido hialurônico irá reter água durante o seu processo de absorção pelo corpo. 

Além disso, você também poderá perceber algumas manchas arroxeadas, o que também é normal nos locais onde foram feitas as inserções do produto. 

Tanto as marcas arroxeadas quanto o inchaço diminui em alguns dias, e o resultado final fica visível em torno de uma semana após a aplicação. E esse resultado pode se manter em perfeito estado por até 18 meses. Mas como cada organismo reage de forma diferente, essa duração pode variar. 

Leia também::: Como os bioestimuladores agem nos tecidos do rosto

Eu espero que esse artigo tenha sido relevante para você e que suas dúvidas tenham sido respondidas. Mas caso você queira conversar diretamente comigo e fazer uma avaliação, o link para agendar uma consulta está logo abaixo. Será um enorme prazer recebê-la em meu consultório!

Agende sua consulta comigo.