Você está visualizando atualmente Como os bioestimuladores agem nos tecidos do rosto?

Os bioestimuladores são potentes aliados na estimulação de colágeno e rejuvenescimento facial.  

O colágeno é uma proteína fibrosa que dá estrutura e sustentação à pele e a sua diminuição é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento facial. É essa diminuição que propicia o aparecimento de sinais típicos de envelhecimento, como a flacidez e rugas.

Nesse sentido, os bioestimuladores podem ativar a renovação do colágeno na pele, restaurar o seu volume e melhorar o seu aspecto geral.

Agende sua consulta comigo

O que são os bioestimuladores de colágeno?

Os bioestimuladores de colágeno são substâncias que aplicamos através de injeções e de forma minimamente invasiva. Ou seja, não agridem o organismo e requerem apenas cuidados mínimos para a recuperação

E existem vários tipos de bioestimuladores para finalidades específicas. Por exemplo, o Ácido Poli-L-láctico – Sculptra® – é usado para estimular a produção de colágeno sem dar volume à pele. Logo, usamos ele em peles mais jovens. 

Já a Hidroxiapatita de cálcio – Radiesse® – exerce função de preenchedor e usamos este bioestimulador em peles mais maduras. 

A Policaprolactona – da Ellansé ® – é um preenchedor que visa devolver o volume da face e quem tem o poder de manter os seus resultados por até 4 anos, dependendo de cada organismo.

O HArmonyCa é um bioestimulador que associa o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio para suavizar rugas, linhas de expressão e também devolver o volume do rosto.

Os fios de PDO são poderosos bioestimuladores que podem ser usados de duas formas: a primeira delas é a aplicação preventiva em peles mais jovens através dos fios lisos. Dessa forma, o envelhecimento facial vai sendo postergado. A segunda forma é através dos fios farpados, os quais promovem um lifting facial não cirúrgico e com efeito rejuvenescedor. 

Por fim, temos o Profhilo® – mais nova tecnologia de bioestimuladores. Consideramos o Profhilo® também um bioremodelador tecidual à base de ácido hialurônico. Ele tem o poder de devolver a firmeza da pele, promover um lifting facial e amenizar linhas finas. 

Como os bioestimuladores agem nos tecidos do rosto?

No caso do Ácido Poli-L-láctico, as partículas desse ácido são reconstituídas em água esterilizada e injetadas na derme, segunda camada da nossa pele. Após a aplicação, o produto sofre um inchaço, o que promove o aumento de volume nos tecidos faciais. 

Logo, quando o corpo absorve esses líquidos, o colágeno é naturalmente estimulado promovendo o rejuvenescimento na região aplicada.

É dessa forma que conseguimos diminuir rugas e linhas de expressão. 

Já no caso dos fios de polidioxanonafios de PDO – são inseridos fios lisos na face,  formando uma rede. Logo, o material será absorvido pelo corpo estimulando a produção de colágeno e promovendo uma melhor no aspecto da pele. Mas também é possível usar os fios de PDO para promover um efeito de lifting no rosto. 

Isso é possível através dos fios farpados, os quais são inseridos em regiões específicas do rosto e são puxados, com uma agulha. Dessa forma, acontece uma tração da pele, diminuindo a flacidez. 

Leia também::: Os benefícios dos bioestimuladores do colágeno para a pele

Quais resultados os bioestimuladores promovem na pele?

Como eu citei anteriormente, cada substância – ou combinação – tem um uso específico. 

Por exemplo, o Ácido Poli-L-láctico irá restaurar estruturas internas da pele e renovar sua firmeza. E imediatamente após o procedimento você perceberá um leve inchaço que perdurará por um breve período de alguns dias. E os resultados finais aparecem após 60 dias. 

Ainda, como os resultados, tanto do Ácido Poli-L-láctico quanto de outros bioestimuladores, não são permanentes, é importante que você mantenha um calendário de manutenção do procedimento. 

E a frequência dessa manutenção deve ser feita com base nas respostas que o seu organismo tem em relação às aplicações. Por exemplo, o Sculptra® pode durar até 2 anos, já a Policaprolactona – da Ellansé® – pode manter os seus efeitos por até 4 anos. 

Cuidados na hora de escolher o profissional 

Os bioestimuladores são produtos muito populares no mundo da estética e quando aplicados por profissionais qualificados apresentam poucos riscos ao paciente. 

Porém, por terem se tornado muito populares, existem pessoas maliciosas que oferecem sua aplicação mesmo sem terem a qualificação necessária. 

Por isso eu sempre reforço aqui no blog e nas minhas redes, sobre a importância em você pesquisar sobre o procedimento e sobre profissionais realmente qualificados para aplicá-lo. Dessa forma, você garante a sua segurança e os bons resultados do procedimento. 

E se você gostou deste conteúdo e quer conhecer mais sobre esse mundo da estética, conheça o meu canal no youtube. Lá eu compartilho sobre procedimentos, como escolher um bom profissional para fazer as suas aplicações e as novidades sobre beleza e estética. 

Conheça o meu canal no youtube