A primeira coisa que é importante saber sobre o botox, é que é um procedimento pouco invasivo e que é usado na odontologia há muito tempo!
Antes até de ser usado para fins estéticos era usado para finalidades terapêuticas para bloquear o movimento da musculatura que causa bruxismo ou outros distúrbios musculares que interferem no funcionamento da mastigação.
Portanto, o cirurgião dentista é perfeitamente qualificado para aplicar o botox para a estética facial.
Mas o que é exatamente o botox?
Botox é o nome comercial da toxina botulínica, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença.
A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento de uma região muscular, reduzindo o movimento do músculo naquela área.
Para quem é indicado?
O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto.
Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é o preenchimento facial , que vou falar em outro vídeo.
Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o botox traz resultados mais visíveis e imediato, apesar de ser reversível e seu efeito de relaxamento do músculo durar alguns meses.
As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros.
Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros. Por exemplo: muitas pessoas têm o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele.
O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.
Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular.
No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:
1 – De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox
2 – De forma reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
Dessa forma, não há idade certa para uma pessoa começar a aplicar botox, porque cada pessoa tem um tipo de pele, expressões faciais distintas e musculatura própria.
Mas, quanto mais cedo o paciente perceber que já há indícios de formação de linhas de expressão em alguns pontos da face, o início precoce do tratamento pode impedir que a pele fique marcada pelas rugas, e ainda “desacostumar“o músculo a promover aquele tipo de contração.
Ele possui riscos?
O procedimento é reversível o efeito dura alguns meses pode ser feito pelo cirurgião dentista e por médicos, ele ameniza as rugas e deixa o rosto mais estético e a pessoa se sentindo mais bela, portanto com auto estima mais elevada.
Pode ser feito até de 4 em 4 meses em casos de rugas mais resistentes e serve para prevenir que as rugas causadas por expressões faciais fiquem mais visíveis e severas.
Busque orientação com um profissional experiente, procure as informações corretas e faça uma avaliação! Clique aqui para agendar uma consulta.
Até breve!
Dr Vítor Erlacher