Você está visualizando atualmente Por que faces simétricas são mais atraentres?

Faces simétricas são atualmente a maior tendência de beleza, mas o que as torna tão atraentes?

Primeiro precisamos entender que as tendências de beleza mudam conforme o tempo e espaço. Por exemplo, aquilo que compreendemos como belo no mundo ocidental em 2022, provavelmente não era o mesmo padrão buscado na década de 90 em países orientais. 

Porém, existem alguns traços que são mundialmente vistos como sinais de beleza. Por exemplo, para os homens em qualquer lugar do mundo, o padrão buscado é o de ombros largos. E a simetria da face é um desses padrões mundiais, valendo  tanto para homens quanto para mulheres. 

A ciência por trás da simetria 

Segundo a biologia, nós sentimos mais atração por rostos simétricos porque possuímos a simetria bilateral. Basicamente, o nosso lado direito se desenvolve como um espelho do lado esquerdo.

Desde o nosso desenvolvimento embrionário, todos os genes que se desenvolvem do lado esquerdo, devem se desenvolver igualmente no direito. Então, em teoria, nós seríamos perfeitamente simétricos. 

Porém, a menor oscilação nas nossas células em desenvolvimento causa alterações nos genes que são ativados. Dessa forma, nós temos pequenas diferenças entre os lados direito e esquerdo. 

Leia também::: Como é feita a Harmonização Facial masculina?

Faces simétricas são mais atraentes

Essa atração é resultado dos nossos instintos mais primitivos. É como se ao vermos alguém com o rosto simétrico, biologicamente, nós compreendemos aquilo como “perfeito”. Inclusive, estudiosos da simetria já fizeram experimentos em que um rosto perfeitamente simétrico é alterado através de computação gráfica. E as alterações feitas eram todas referentes a “bagunçar” essa simetria de forma muito sutil, mas que gerava um efeito potente. 

O poder da simetria é tão forte que alguns pesquisadores consideram esse, dentre outros fatores sociais, o motivo de termos pessoas famosas simplesmente por serem belas. Justamente porque elas se encaixam dentro do padrão de simetria perfeita. 

 Como ter um rosto simétrico: Harmonização orofacial

Felizmente ninguém mais precisa ser refém da genética e ter um rosto simétrico pode ser uma questão de escolha. 

Procedimentos como a harmonização orofacial conseguem balancear a sua simetria facial. Isso é feito através de uma avaliação de proporcionalidade horizontal e vertical do rosto. Assim, é possível mapear as áreas que precisam ser retocadas. 

A harmonização orofacial é uma combinação de tratamentos que são estipulados após a avaliação de proporcionalidade. E geralmente os procedimentos indicados incluem:

  • Preenchimento labial
  • Aplicação de bioestimuladores
  • Preenchimento de malar
  • Preenchimento de olheiras
  • Preenchimento de queixo
  • Redução enzimática da papada

Porém, a quantidade de procedimentos depende de cada caso e só quem pode estipular quais serão feitos é o seu cirurgião dentista. 

A harmonização orofacial é um procedimento muito popular, o que tem causado um aumento na quantidade de profissionais disponíveis para praticá-la. Mas atenção: somente profissionais da saúde, como o cirurgião dentista, podem fazer este procedimento. Já que ele apresenta riscos e envolve um planejamento detalhado e científico.

E se você busca fazer uma harmonização orofacial comigo, o link para agendar uma avaliação é este aqui:

AGENDE SUA AVALIAÇÃO