As rugas glabelares, ou “ruga da brabeza”, se forma entre os olhos e causa desconforto com a autoimagem de muitas pessoas. E sim, ela tem solução!
Em geral, elas dão às pessoas que possuem essas rugas um ar de bravos, e que não reflete a real condição. Por isso, muitos não vêem a hora de eliminá-la.
Para saber como é o procedimento para solucionar a ruga da brabeza, confira o artigo que preparei logo abaixo!
O que são?
As rugas glabelares são pequenos sulcos que se formam entre os arcos superciliares.
A área onde eles se formam é chamada de glabela (do latim glabellus, que significa “liso, sem pelos”, referindo-se à falta de pelos superciliares).
Estando localizada entre as duas sobrancelhas, a glabela é a primeira área em que a expressão facial é percebida. Portanto, desempenha um papel importante na expressividade e estética do rosto.
As rugas glabelares são geralmente verticais, mas a glabela também pode ser marcada por linhas horizontais e oblíquas.
Assim como outros tipos de rugas, os sulcos glabelares são consequência do envelhecimento natural da face.
No entanto, embora seja verdade que as rugas glabelares aparecem à medida que envelhecemos, também é verdade que algumas pessoas nunca as desenvolvem.
De fato, sua aparência e gravidade são variáveis, dependendo da estrutura da face, sua anatomia e sua expressividade.
Leia também::: Preenchimento de mandíbula e malar em homens
Qual o melhor tratamento?
Às vezes, as rugas glabelares podem diminuir espontaneamente ou até reverter quando o estado psicológico que as causou desaparece.
No entanto, em geral, as rugas glabelares tendem a se acentuar com o passar do tempo, favorecidas pelas inevitáveis contrações dos músculos faciais e pelo envelhecimento da pele.
A glabela é a região mais frequentemente tratada com toxina botulínica, que inúmeras publicações científicas apontam como tratamento de escolha para essa imperfeição.
A função do Botox é contrariar a hipertonia muscular que provoca a formação desta ruga. De fato, a injeção local de toxina botulínica bloqueia a contração muscular, relaxando e “paralisando” o músculo e, assim, esticando a pele sobre ele.
A quantidade de toxina injetada varia de acordo com a profundidade das rugas e características individuais (por exemplo, os homens precisam de mais).
O efeito de relaxamento dos músculos afetados e a consequente redução das rugas não são imediatos, mas começam 3 a 4 dias após as injeções e duram em torno de 3 a 6 meses.
Em alguns casos, podem durar inclusive mais. Após este período, o tratamento pode ser refeito com segurança.
Preenchimentos dérmicos se utiliza em combinação com toxina botulínica para tratar rugas glabelares mais profundas.
Nesse sentido, existem vários tipos de preenchedores, mas na maioria dos casos se usa o ácido hialurônico.
A duração do efeito normalmente varia entre 6 e 8 meses, após os quais é necessária uma sessão de reforço.
Leia também::: Efeitos positivos do SCULPTRA a longo prazo
Agende sua consulta
Se você sofre com a ruga da brabeza, e deseja uma solução para ela, viu que é possível por meio de um procedimento estético.
E caso queira agendar uma consulta de avaliação, e dar fim à sua ruga da brabeza também, clique no botão abaixo!