O que é melhor para minha pele: toxina botulínica e ácido hialurônico? Combinados ou usado de forma individual? Há inúmeras dúvidas quando se fala em procedimentos estéticos.
A pele inevitavelmente envelhece ao longo dos anos. O efeito do tempo faz com que perca luminosidade, vitalidade e tonicidade, pelo que o aparecimento de rugas e linhas de expressão é evidenciado sobretudo pela perda de volume da derme.
Hoje existem muitas alternativas para minimizar ou mesmo eliminar esses sinais de envelhecimento. Entre os tratamentos estéticos de rejuvenescimento facial mais conhecidos estão a toxina botulínica e ácido hialurônico, mas o que é mais eficaz contra as rugas?
Eu utilizo a toxina botulínica e ácido hialurônico em procedimentos para prevenir e combater os sinais de envelhecimento. Mas cada um tem uma aplicação específica, e saber sobre elas é fundamental!
Inclusive, separei as principais diferenças entre os procedimentos com essas substâncias e como decidir qual delas utilizar. Vamos conferir?
Os procedimentos
Primeiramente, no momento de decidir qual procedimento realizar, entre a toxina botulínica e o ácido hialurônico, eu aconselho que um profissional qualificado seja consultado.
Além disso, acredito que uma análise das suas necessidades é essencial antes de qualquer procedimento. Afinal, é um procedimento que necessita de diagnóstico para o tratamento.
Do mesmo modo, sempre defino se a necessidade do paciente é suavizar rugas e linhas de expressão, ou se é necessário o preenchimento de uma certa região, por exemplo.
Nesse sentido, para chegar a essa conclusão geralmente analiso alguns detalhes, como o aspecto da pele, da camada de gordura, a musculatura e a situação dos ossos da região.
Leia também::: Como tratar os pés de galinha?
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico tem o objetivo de trazer sustentação, preenchimento e hidratação. Desse modo, disfarça rugas e linhas de expressão.
Por exemplo as olheiras e o bigode chinês. Além disso, não é rejeitado pelo nosso organismo, por ser um componente da pele, considerado como um hidratante natural.
Para cada procedimento há um tipo do produto que mais se adequa aos objetivos, como é o caso das olheiras, deve ser um componente mais fluido e moldável, enquanto em preenchimentos para dar mais volume ao rosto deve ser mais firme e concentrado.
Frequentemente, utilizo esta substância quando há perda óssea ou de gordura, o que normalmente acontece durante o processo de envelhecimento.
Ou então para preencher regiões, diminuindo sulcos e deixando a face mais simétrica.
A duração dos procedimentos utilizando o ácido hialurônico podem durar de 12 a 24 meses, dependendo do paciente e do tratamento aplicado.
Além disso, a reaplicação dessa substância geralmente acontece em proporções menores do que a primeira.
Toxina botulínica
A toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, por sua vez, é utilizada para prevenção de rugas e linhas de expressão na região dos olhos, teste e entre as sobrancelhas.
Essas marcas são causadas pela contração dos músculos da face no decorrer dos anos, maus hábitos alimentares, tabagismo, exposição solar sem proteção entre outros.
Quando aplicada, a toxina botulínica atua como um bloqueador neuromuscular que impede a transmissão dos estímulos dos neurônios para estes músculos, fazendo com que não haja marcação da pele.
Frequentemente utilizo a toxina botulínica para prevenir rugas ou corrigir um sorriso gengival, por exemplo.
Ela costuma durar cerca de 6 meses, dependendo da quantidade utilizada e do próprio paciente.
Nos procedimentos com botox, a reaplicação é diferente do ácido hialurônico. Em outras palavras, precisa ser feita por completo. Todavia, o tempo mínimo de espera entre as aplicações normalmente é de 4 meses.
Dependendo do caso, posso recomendar o uso das duas substâncias. Cada uma com seu objetivo, que garantirão um resultado completo e satisfatório.
Leia também::: Qual é a proporção ideal para os lábios no preenchimento labial?
Vantagens de aplicar toxina botulínica e acido hialurônico
Então, o que é melhor para eliminar as rugas: toxina botulínica ou ácido hialurônico? Ambas as substâncias são eficazes em tempo recorde e sem a necessidade de cirurgia.
Mas o melhor é que são totalmente compatíveis para serem usadas juntas em tratamentos estéticos combinados.
Ao aplicar ambas as substâncias no rosto, cada uma focada em um tipo de ruga, estática ou dinâmica, consegue-se uma pele com uma aparência radiante e jovem.
Os benefícios proporcionados pelo tratamento combinado de toxina botulínica e ácido hialurônico são muitos.
Se a sua pele precisa de vitalidade, luminosidade e hidratação, o ácido hialurônico será sua melhor opção.
No entanto, se você precisa esquecer os pés de galinha ou rugas na testa ou entre as sobrancelhas, a toxina botulínica será uma alternativa ideal.
Portanto, se você tem os dois problemas estéticos, o tratamento combinado de toxina botulínica e ácido hialurônico lhe proporcionará as vantagens de cada uma das substâncias. Além disso, maior durabilidade nos resultados.
De fato, a principal vantagem do tratamento combinado é que a toxina botulínica potencializa o efeito do ácido hialurônico. Assim, aplicando-as no rosto, você obterá um resultado de tratamento mais duradouro.
Espero que tenha compreendido as diferenças entre toxina botulínica e ácido hialurônico nos procedimentos estéticos. E para saber mais sobre harmonização orofacial, siga meu canal do Youtube!